Docentes

servletrecuperafoto-3-263x300Alex Fernandes Bohrer (CODACIS/CODAHIS)

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (Licenciatura/2003 e Bacharelado/2004), Mestrado em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), onde defendeu a Dissertação “Os Diálogos de Fênix: Fontes Iconográficas, Mecenato e Circularidade no Barroco Mineiro”, e Doutorado em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), onde defendeu a Tese “A Talha do Estilo Nacional Português em Minas Gerais: Contexto sociocultural e produção artística”. Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Barroco Mineiro, Fontes Iconográficas na Arte Colonial Luso-Brasileira, Circularidade e Hibridismo Cultural e História de Minas Gerais. Foi fundador e primeiro presidente da AMIC (Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo), entidade que se destaca pela promoção e incentivo à preservação do patrimônio histórico de Cachoeira do Campo, Minas Gerais. Presidiu a Câmara Setorial de Turismo de Cachoeira do Campo, coordenando o Projeto Portal Cachoeira. Foi Historiador da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, produzindo uma série de textos sobre a história desta importante cidade brasileira. Foi membro titular do Conselho de Patrimônio e do Conselho de Turismo do município de Ouro Preto. Foi professor da FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto), onde lecionou as disciplinas “Iconografia Cristã”, “História da Arte do Brasil” e “Barroco Mineiro”. Foi coordenador da CODACIS/IFMG. Participou do Conselho Gestor do Museu Casa dos Inconfidentes, Ouro Preto. Atualmente é Professor Efetivo do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais). É membro do CEIB (Centro de Estudos da Imaginária Brasileira). É coordenador do Laboratório de Memória Institucional do IFMG, Campus Ouro Preto. Possui diversos textos publicados sobre Barroco Mineiro e História de Ouro Preto, entre eles cumpre destacar o livro ‘Ouro Preto: Um Novo Olhar’ e a co-autoria e organização do livro ‘Poderes e Lugares de Minas Gerais: Um quadro urbano do interior brasileiro, séculos XVIII-XIX’.


alexandreAlexandre Ferreira Mascarenhas

Arquiteto (FAMIH: Belo Horizonte, Brasil); Conservador (Minc-Brasil/BID/Centro Europeo de Conservação: Veneza, Itália); Doutor Dsc. com a tese ‘Moldes e Moldagens: instrumentos de proteção, preservação e perpetuação da obra de Antônio Francisco Lisboa’ pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais 2013 – (CAPES – Bolsa Sanduíche no exterior, no período 02/2012 e 07/2012 na área de Conservação de gessos escultóricos, moldes, modelos e moldagens) em parceria com a Faculdade de Arquitectuyra da Universidade Técnica de Lisboa. Defesa com Mérito de Divulgação e Publicação; Mestre com a dissertação ‘Patologias em estuques ornamentais e estruturais de edificações históricas’ defendida pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense UFF-Niterói,RJ; Especialista em Conservação de estruturas em Terra (Unesco/ICCROM/INC-PERU/CRATerre/Getty Institute: Chan Chan, Peru); Mestre Artífice Especialista em conservação de estuques (Centro Europeu de Veneza Programa Monumenta, 2001); Assessor na área de conservação de estuques ornamentais e estruturais e pintura mural do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista – UFRJ; Professor do Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro IFMG campus Ouro Preto – MG; Trabalha com projetos, consultoria e obras de conservação do patrimônio imóvel e integrado. Possui publicações (livros, artigos, ensaios técnicos e teóricos) nas áreas afins.

servletrecuperafoto-231x300Ana Paula Moraes

Arquiteta e Urbanista pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (2004). Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (2012). Professora Efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Curso de Tecnologia em Conservação e Restauro do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ouro Preto.

 

evertonEverton André Pimentel Batelo (CODAEDI)

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2011). Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (2014). Atualmente é Doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e Professor Temporário no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estruturas Metálicas, Análise Numérica Não Linear, Método dos Elementos Finitos, Métodos Numéricos em Engenharia Civil, Dinâmica Estrutural, Análise de Vibrações, Ligações semirrígidas.

servletrecuperafoto (1)Maria Cristina Rocha Simão

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROURB/UFRJ e pesquisadora do Laboratório de Direito Urbanístico – LADU. Professora do Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro desde 2006, foi Diretora de Graduação e Pós Graduação do IFMG Campus Ouro Preto de agosto de 2009 a junho de 2013. Foi Diretora de Promoção e Extensão da Fundação de Arte de Ouro Preto, professora na Faculdade de Arquitetura da Universidade FUMEC, em Belo Horizonte, sócia da empresa Gratiae Urbs Consultoria e técnica em preservação arquitetônica do IPHAN por 12 anos. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Preservação do Patrimônio Cultural em Núcleos Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e planejamento urbano, preservação do patrimônio cultural, conservação e restauração, diretrizes para intervenções urbanas e sua interseção com planejamento da atividade turística.

NOLASCONey Ribeiro Nolasco (CODAEDI)

Possui graduação em Engenharia civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (1982), especialização em Engenharia de Barragens pela UFOP e mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional Héctor Zaldívar/Cuba em 2002. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Minas Gerais, mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento na FUMEC, membro da comissão de arte sacra – ARQUIDIOCESE DE MARIANA e membro do conselho curador da Fundação de Arte de Ouro Preto, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, restauração, restauradores, construções, educação profissional e educação a distância.

servletrecuperafoto (2)Paola de Macedo Gomes Dias Villas Bôas

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos – CECRE, pela Universidade Federal da Bahia (2006). É professora efetiva do Ensino Básico,Ttécnico e Tecnológico do Curso de Tecnologia em Conservação e Restauro, do Instituto Federal Minas Gerais – Campus Ouro Preto. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em CONSERVAÇÃO E RESTAURO, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, projeto arquitetônico e dossiê de conservação e restauro de bens imóveis e conjuntos urbanos com interesse cultural, e tecnologia dos materiais para a conservação e a restauração.


rodriRodrigo Otávio De Marco Meniconi

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG (1980), especialista em Restauração pela Scuola di Perfezionamento per lo Studio ed il Restauro dei Monumenti pela Università di Roma (1984), e mestre em Arquitetura pela Escola de Arquitetura da UFMG (1999). Atualmente é coordenador e professor do Curso Superior de Tecnologia de Conservação e Restauro do Instituto Federal de Minas Gerais-Campus Ouro Preto. Foi professor no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC MInas, de Gestão do Patrimônio Cultural, no Curso de Especialização em Planejamento Ambiental Urbano da PUC Minas, e de História da Arquitetura e do Urbanismo e de Projeto no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MONUMENTOS.